Os Delegados da Associação de Patinagem de Lisboa votaram contra o Plano de Atividades e Orçamento para 2019 na Assembleia Geral da FPP realizada ontem, 27 de outubro, em Lisboa.
Na última Assembleia Geral dos atuais Corpos Sociais da FPP a AP de Lisboa, mostrou o seu desacordo e pediu explicações para algumas omissões e falhas de coerência sobretudo ao nível do Plano de Atividades proposto para 2019.
Efetivamente, dos 35 Delegados presentes apenas os 5 Delegados de Lisboa votaram contra o PAO de 2019 apresentado pelo Presidente Fernando Claro. Os restantes Delegados votaram favoravelmente tendo assim aprovado o referido PAO.
A votação contrária dos Delegados de Lisboa fundamentou-se, essencialmente, nas explicações consideradas insuficientes relativamente aos valores mais significativos do PAO de 2019.
Por outro lado, o tratamento desigual das diversas disciplinas da patinagem quer ao nível do Plano de Atividades quer também à relevância na apresentação das contas propostas, levou a AP Lisboa a colocar algumas questões que não foram cabalmente respondidas pela FPP.
Estas foram as últimas Assembleias Gerais dos atuais Corpos Sociais da FPP. Segundo o Presidente Fernando Claro, chegou a hora de dedicar mais tempo à família, não terminando aqui a sua colaboração à Patinagem uma vez que não vai abandonar os seus cargos internacionais. O ainda Presidente da FPP é também Presidente da Confederação Europeia World Skate Europe e Vice-Presidente da World Skate, organismo máximo da Patinagem a nível mundial.
Já na segunda Assembleia Geral do dia, aquela em que se aprovaram por unanimidade as atas das Assembleias Gerais realizadas em Bragança, o relevo vai para explicação da Mesa da Assembleia Geral quanto aos factos que levaram à renúncia dos Órgãos Sociais da FPP.
Assim, a renúncia ficou a dever-se à interpretação do IPDJ quanto à contagem de mandatos.
Na comunicação enviada pelo IPDJ ao Presidente da FPP, aquele Instituto regulador do desporto em Portugal terá forçado a renúncia de todos elementos dos Corpos Sociais da FPP incluindo o do Presidente da Direção, órgão unipessoal.
Apesar das interpretações quanto á contagem do número de mandatos, quer do Presidente da AG quer de pareceres externos obtidos em devido tempo, serem divergentes da posição tomada pelo IPDJ, foi tomada a decisão de a acatar não colocando assim em causa o estatuto de “Utilidade Pública” da FPP, posição que se saúda.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral explicou ainda os passos legais a seguir. Amanhã, 29 de Outubro será fixada a data para a Assembleia Eleitoral, 15 de Dezembro, o que implica a entrega de listas até 15 de Novembro. Informa-se ainda que a comunicação do IPDJ foi feita a 19 de Setembro.
A posição da Associação de Patinagem de Lisboa será tomada nos próximos dias, sendo certo que tudo faremos para viabilizar uma candidatura de consenso, tendo sempre presente que a patinagem portuguesa precisa urgentemente de diálogo, muito trabalho e cada vez mais esclarecimento dos fundamentos e das opções a tomar para o engrandecimento de cada uma das disciplinas da nossa modalidade.
Rua Possidónio da Silva, 103 - Loja Dt.ª
1350-246 Lisboa - Portugal
Tel: 213 931 710
email: info@aplisboa.pt
2ª, 4ª e 6ª - das 14h00 às 18h30
3ª e 5ª - das 9h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00
GPS: N 38.712307º | W 9.168458º
Mapa